.

.

.

.

.

.
Loading...

Casos de microcefalia na Paraíba deixam Secretaria de Saúde de Pombal em alerta

Casos de microcefalia na Paraíba deixam Secretaria de Saúde de Pombal em alerta










A partir de registros de microcefalia na Paraíba, a Secretaria de Saúde de Pombal está em alerta para possíveis casos que possam ser identificados em mulheres gestantes.
Somente através do acompanhamento que já vem sendo feito e realização de exames, pode ser comprovada a malformação do feto.
Até o presente momento nenhum registro foi constatado no município, no entanto a SMS avalia a necessidade de que mulheres que foram acometidas da zica, dengue ou rubéola devem ser monitoradas de forma ainda mais frequente.
Em entrevista ao "LIberdade Notícias" desta quinta-feira (18), a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Patrícia Dóris, informou que está sendo intensificada a avaliação por meio de ultrassom nas gestantes atendidas.
“Em Pombal não foi diferente dos outros municípios, nós também tivemos um surto de zica. É uma coisa nova esses diagnósticos de microcefalia, estamos aguardando um plano de contingência que será direcionado pelo Estado diante de uma situação nova e perturbadora” disse.
As grávidas que forem diagnosticadas com o problema serão encaminhadas para um centro de referência onde será disponibilizado serviço especializado para o acompanhamento delas.
Na próxima semana uma equipe do Governo do Estado estará visitando municípios, entre eles Pombal, para repassar informações de como proceder diante desses casos.
Diante do exposto é importante que as mulheres não deixem de fazer o pré-natal e o acompanhamento mensal nas Unidades de Saúde da Família.
Os diversos casos de microcefalia podem estar relacionados à transmissão da zica ou da dengue pelo mosquito Aedes Aegipty.
O quadro resulta na ausência de crescimento do cérebro do feto a partir malformação craniana, bem como, o não desenvolvimento dos neurônios.
Anomalia esta que compromete a saúde do bebê que se sobreviver apresentará quadro de deficiência.

Marcelino Neto - LIBERDADE PB

0 comentários Em:Casos de microcefalia na Paraíba deixam Secretaria de Saúde de Pombal em alerta

Faça seu Comentario!

Ultimas Notícias

Comentarios

Entretenimentos