.

.

.

.

.

.
Loading...

Pombal tem a 7ª maior população de surdos da Paraíba

Pombal tem a 7ª maior população de surdos da Paraíba



















O Ministério dos Direitos Humanos vai implantar em breve Centros de Interpretação de Libras (CIL’s) em nove Estados brasileiros, sendo um deles na Paraíba.
A chamada pública para apresentação de projetos por parte dos interessados foi publicada nesta semana em diário oficial.
O portal LIBERDADE PB apurou junto ao Ministério que o objetivo é instalar em um município do Estado a central que assegura atendimento voltado aos surdos e às pessoas com deficiência auditiva por meio de serviços de tradução e interpretação.
Além de facilitar o acesso dessas pessoas a serviços públicos e informações diversas, ampliar a comunicação e interação entre ouvintes e surdos, pessoas com deficiência auditiva e surdocegas.
As inscrições serão realizadas até o dia 1º de dezembro exclusivamente via e-mail.
Para que a Central de Interpretação de Libras funcione, o Ministério exige uma contrapartida de parceria, como a disponibilização de no mínimo 03 intérpretes de LIBRAS qualificados, espaço físico para colocação do mobiliário doado e que atenda aos critérios de acessibilidade, materiais de escritório, um motorista exclusivo para as atividades da central, linhas de telefones fixo e móvel.
Um dos critérios adotados para selecionar os interessados é o número de pessoas surdas nos municípios.
E de acordo com o próprio Ministério, Pombal é a 7ª maior população de pessoas com a deficiência na Paraíba.
No total, são 162 nessa situação.
O município fica atrás de João Pessoa (com 1.226), Campina Grande (592), Sousa (239), Cajazeiras (176), Patos (170) e Santa Rita, que possui uma população de 165 surdos.
Naldo Silva – LIBERDADE PB

0 comentários Em:Pombal tem a 7ª maior população de surdos da Paraíba

Faça seu Comentario!

Ultimas Notícias

Comentarios

Entretenimentos