.

.

.

.

.

.
Loading...

Humilhada na Olimpíada passada e chamada de “macaca”, Rafaela Silva conquista o 1º ouro do Brasil


A judoca brasileira Rafaela Silva, 11.ª no ranking mundial, venceu a mongol Sumiya Dorjsuren, número um do ranking, na final da categoria leve (até 57Kg), na tarde desta segunda-feira (8), e conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos do Rio, a segunda no quadro geral de medalhas. 

Mais do que o primeiro ouro olímpico brasileiro nos Jogos do Rio, o triunfo foi a consagração da história de superação de Rafaela. A judoca foi vítima de racismo nos Jogos de Londres-2012. Desclassificada por um golpe irregular justamente contra a húngara Hedvig Karakas, a judoca foi chamada de macaca no Twitter e reagiu com palavrões e xingamentos. “Vai se f… filho da p… Perdi, sim, sou humana como todos.

 Errei e sei que tenho capacidade para chegar e conquistar uma vaga para 2016”, reagiu ela à época. Depois do episódio, Rafaela procurou a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para pedir desculpa pelas declarações. A atleta não foi punida. Rafaela foi ouro no Mundial de judô de 2012. Esta foi a 20.ª medalha da história do Judô brasileiro nos Jogos. Desde 1984 o judô do Brasil alcança o pódio na Olimpíada. 

Agora, são quatro ouros, três pratas e treze bronzes. Antes da final, a brasileira havia batido a romena Corina Caprioriu (10.ª), na semifinal, a húngara Hedvig Karakas (9.ª), nas quartas de final, a sul-coreana Jandi Kim, número 2 do mundo, e a alemã Miryam Roper (15ª), esta em apenas 46 segundos de combate.

 Já nas disputas de terceiro lugar, a portuguesa Telma Monteiro venceu a romena Corina Caprioru e ficou com um dos bronzes. E a japonesa Kaori Matsumoto superou Chen-Ling Lien, de Taipei, para conquistar o outro bronze. Antes de Rafaela, o Brasil havia conquistado uma medalha de prata, com Felipe Wu, na prova pistola de ar 10 metros, no sábado (6). O atirador paulista somou 202,1 pontos, contra 202, 5 do campeão, o vietnamita Xuan Vinh Hoang, e 180,4 do chinês Wei Pang, medalha de bronze.

Giro-PB

0 comentários Em:Humilhada na Olimpíada passada e chamada de “macaca”, Rafaela Silva conquista o 1º ouro do Brasil

Faça seu Comentario!

Ultimas Notícias

Comentarios

Entretenimentos