.

.

.

.

.

.
Loading...

Situação jamais vista: Açude de Coremas está com apenas 3,9% da sua capacidade


A população de Pombal poderá enfrentar nos próximos dias uma situação jamais vista, resultado da pior seca dos últimos 30 anos.

A realidade atípica compromete ainda mais o manancial hídrico de Coremas responsável pelo abastecimento de Pombal e outros tantos municípios da região semiárida.
Segundo dados oficiais repassados a redação do site pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), o reservatório de Coremas está com apenas 3,9% de sua capacidade.

O quadro poderá ficar pior e antes mesmo do final do ano, além de Pombal cidades como Cajazeirinhas, São Bentinho, Paulista e São Bento, terão seus abastecimentos cortados.


A realidade mostra hoje os dois reservatórios, responsáveis por abastecer tais cidades já no quadro crítico, tentando segurar o que lhe resta pelo menos para chegar a janeiro do ano que vem com a esperança de que até maio possa recuperar parte do seu volume, sem isso a situação ficará gravíssima.

Vivendo com restrição de uso da água para evitar um colapso hídrico e a incerteza quanto ao que virá a população teme a falta do precioso liquido até para o consumo humano.
Sem alternativa para o problema por parte das autoridades o cenário tem mostrado, nessa tragédia anunciada, um agravamento que só poderá ser modificado com a imposição divina.

De um lado o aumento do consumo que também passa pela evaporação, desvio de água ainda de forma clandestina até o desperdício e falta de sensibilidade por parte de alguns diante do problema.

A mazela persiste desde 2011, com chuvas abaixo da média ou quase inexistentes.
Para os técnicos ainda é cedo para dizer se a região terá mais chuvas em 2017, o que se tem como realidade atualmente são os principais açudes perdendo sua capacidade apontando para uma futura falta de água na região.

Mais PB


0 comentários Em:Situação jamais vista: Açude de Coremas está com apenas 3,9% da sua capacidade

Faça seu Comentario!

Ultimas Notícias

Comentarios

Entretenimentos