.

.

.

.

.

.
Loading...

FERIADO EM CATOLÉ - Catoleenses celebram hoje aniversário de 25 anos da morte do ex-prefeito José Sérgio Maia

Nesta quinta-feira, 09 de novembro de 2017, é feriado municipal em Catolé do Rocha, homenagem a José Sérgio Maia, ex-prefeito e vereador deste município por quatro vezes. O ex-prefeito José Sérgio Maia, um dos mais importantes políticos do sertão nordestino, que administrou o município de Catolé do Rocha por quatro vezes, e era carinhosamente chamado de Zé Sérgio, faleceu no dia 09 de novembro de 1992, portanto, a exatos 25 anos.
José Sérgio Maia nasceu na Fazenda Cametá, na zona rural de Catolé do Rocha (PB), em 23 de abril de 1913. Filho de Sérgio Hermenegildo Maia de Vasconcelos e Otília Idalina Maia era descendente de tradicional família de Catolé do Rocha. Suas origens remontam aos portugueses Francisco Alves Maia e Bento de Araújo Barreto que estavam no Brasil desde 1706.
 Resultado de imagem para josé sérgio maia e dona evinha

O casal José Sérgio maia e Evangelina Mariz Maia - Foto: Arquivo da Família
Por parte de pai, é neto de Francisco Hermenegildo Maia de Vasconcelos (Coronel Maia) e por parte de mãe, de João Agripino Maia de Vasconcelos (João Agripino I).
Com idade de 28 anos casou-se com sua prima Evangelina Mariz Maia, indo residir na Fazenda Olho D’Água, onde nasceram seus onze filhos: João Agripino Maia de Vasconcelos, Otília Idalina Maia de Vasconcelos, Sérgio Maia Neto, Roberto Maia de Vasconcelos, José Otávio Maia de Vasconcelos, Maria de Fátima, Lauro Sérgio Maia de Vasconcelos. Dois filhos do casal faleceram na infância, Otília e Sérgio, e dois outros, Eva Maria e Fábio Américo, faleceram ainda jovens.
 
José Sérgio, sempre ao lado dos filhos - Foto: Arquivo da Família
O administrador
José Sérgio Maia começou seus estudos primários na escola particular da professora Higina Barreto. Posteriormente foi para Mossoró (RN) e Recife (PE), onde após o exame de admissão passou a cursar o ginasial.
Sua vocação pela terra, porém fizeram com que logo cedo enveredasse pela carreira de agro-pecuarista, inicialmente na Fazenda Maravilha, em Brejo do Cruz.
José Sérgio sempre esteve adiante do seu tempo, sendo um cotonicultor arrojado, que ampliou os primeiros sistemas de irrigação através de poço, inicialmente implantados por seu pai. Seu trabalhona fazenda Olho D’ Água chamou a atenção de agrônomos e do então interventor do Estado, Gratuliano de Brito, que visitou a propriedade acompanhado do então Secretário da Fazenda, Viação e Obras, Ernesto Geisel, posteriormente Presidente da república.
José Sérgio Maia dedicou-se as outras atividades agrícolas, como o plantio de algodão, a fabricação de rapadura e aguardente em engenho de sua propriedade, a industrialização do Café Catolé, a criação de um plantel de gado vacum selecionado, da raça Zebu-Gir, como também a criação de uma raça selecionada de gado Pardo-Suiço, dilatando em muito o patrimônio recebido, graças à sua capacidade de trabalho e seu grande tino administrativo.
 
João Agripino Filho, José Sérgio Maia e Antônio Mariz - Foto: Arquivo da Família
O político
Tendo exercido quatro mandatos de Prefeito, José Sérgio Maia nunca se afastou das lides políticas do seu município e da vida administrativa de sua comunidade, tendo exercido quatro mandatos de vereador, sendo, no primeiro deles, alçado à condição de Presidente da Câmara.
Como líder político, desde a sua primeira eleição, nunca experimentou uma única derrota, seja como candidato ou apoiando outros nomes, numa prova inequívoca do respeito e da admiração dos seus conterrâneos.
Mesmo quando já mais velho e enfermo, enfrentou a batalha política com a mesma coragem e serenidade que sempre o caracterizaram, demonstrando uma liderança que ultrapassou as fronteiras do seu município e serviu de base para a eleição de outros nomes da família, na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional, a exemplo do Senador Antônio Mariz, dos deputados João Agripino Filho, João Agripino Neto, Américo Sérgio, José Otávio Maia, e Gervásio Maia.
José Sérgio Maia faleceu em Recife (PE). no dia 09 de novembro de 1992, aos 79 anos, quando exercia os últimos meses do seu quarto mandato de prefeito municipal de Catolé do Rocha.
O corpo de José Sérgio foi transladado para Catolé do Rocha, velado na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, quando uma multidão de conterrâneos, e vários sertanejos vindos de outros municípios dos Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, prestaram as últimas homenagens ao grande líder.
No final da tarde do dia 10 de novembro, José Sérgio Maia foi sepultado no Cemitério Público do Distrito de Coronel Maia, bem próximo a casa grande da Fazenda Olho D'Água.Resultado de imagem para José Sérgio Maia

José Sérgio Maia discussando na posse do prefeito Benedito Alves Fernandes, avilhado político e colocado por ele
Do Catolé News,

Com informações extraídas do livreto “José Sérgio, Uma Vida de Lutas e Realizações”

0 comentários Em:FERIADO EM CATOLÉ - Catoleenses celebram hoje aniversário de 25 anos da morte do ex-prefeito José Sérgio Maia

Faça seu Comentario!

Ultimas Notícias

Comentarios

Entretenimentos