Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018
RIACHO DOS CAVALOS

Secretaria Municipal de Educação de Riacho dos Cavalos realiza 2º Encontro da BNCC - Base Nacional Comum Curricular

Construindo Conhecimentos e melhorando a Educação de Riacho dos Cavalos - PB

Publicada em - 274 visualizações

por Portal Riacho em Foco


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Portal Riacho em Foco)

A Prefeitura Municipal de Riacho dos Cavalos, através da Secretaria de Educação realizou nesta sexta-feira (25). O 2º Encontro de profissionais da educação, com formação sobre Educação inclusiva e Oficinas Pedagógicas com o objetivo de dar continuidade aos estudos de elaboração e reelaboração de currículo escolar tendo como princípio a Nova Base Nacional Comum Curricular - BNCC.

A finalidade do Encontro Pedagógico é fomentar troca de informações entre os profissionais de educação, por meio de palestras e oficinas sobre a temática supracitada. Também a oportunidade para analisar, avaliar e refletir as habilidades e técnicas quanto ao processo metodológico do fazer pedagógico buscando subsídios que envolvam o pensar pedagógico com intuito de transformar a comunidade escolar num espaço solidário, dinâmico e participativo.

O estudo e as oficinas realizadas foram mediadas pelas Coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação 

Albaneide Vieira Carneiro com Educação Inclusiva.

 Adriana Vieira Suassuna com Educação Infantil 

Maria do Socorro Vieira Suassuna com Educação Fundamental I

Raimunda Carneiro Santiago com Educação Fundamenta II

Os participantes realizaram leitura programada sobre aspectos conceituais nas áreas do ensino, em seguida a explanação dos grupos e seus entendimentos e reflexões sobre as leituras.

Estes novos conceitos, são desafios para mudanças de práticas pedagógicas, tendo em vista o desenvolvimento científico e tecnológico, além das necessidades de ampliação das proficiências leitoras em todas as linguagens.

A Secretária de Educação Vanda Márcia Nobre de Almeida agradeceu a presença e a participação de todos por está em busca de novos conhecimentos, e que continue com o empenho e dedicação para que juntos tenhamos uma educação de melhor qualidade para o nosso município. Ressaltou a Secretária. 


Base Nacional Comum Curricular

No dia 6 de abril de 2017, a proposta da BNCC, Base Nacional Comum Curricular, foi entregue pelo Ministério da Educação ao Conselho Nacional de Educação. De acordo com a Lei 9131/95 coube ao CNE, como órgão normativo do sistema nacional de educação, fazer a apreciação da proposta da BNCC para a produção de um parecer e de um projeto de resolução que, ao ser homologado pelo Ministro da Educação, se transformou em norma nacional.

O CNE realizou audiências públicas regionais em Manaus, Recife, Florianópolis, São Paulo e Brasília, com caráter exclusivamente consultivo, destinadas a colher subsídios e contribuições para a elaboração da norma instituidora da Base Nacional Comum Curricular.

O produto desses encontros resultou em 235 documentos protocolados com contribuições recebidas no âmbito das audiências públicas, além de 283 manifestações orais. Estas audiências não tiveram caráter deliberativo, mas foram essenciais para que os conselheiros tomassem conhecimento das posições e contribuições advindas de diversas entidades e atores da sociedade civil e, assim, pudessem deliberar por ajustes necessários para adequar a proposta da Base Nacional Comum Curricular, elaborada pelo MEC, considerando as necessidades, interesses e pluralidade da educação brasileira.

No dia 15 de dezembro, o parecer e o projeto de resolução apresentados pelos conselheiros relatores do CNE foram votados em Sessão do Conselho Pleno e aprovados com 20 votos a favor e 3 contrários. Com esse resultado, seguiram para a homologação no MEC, que aconteceu no dia 20 de dezembro.

E no dia 22 de dezembro de 2017 foi publicada a Resolução CNE/CP nº 2, que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica.  Lembrando que a BNCC aprovada se refere à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, sendo que a Base do Ensino Médio será objeto de elaboração e deliberação posteriores.

Agora, conforme dispõe a Resolução, caberá ao CNE resolver as questões suscitadas durante o processo de implementação da Base.

Aqui estão as documentações que acompanharam todo este processo, desde a chegada da proposta da BNCC ao Conselho Nacional de Educação até a publicação da Resolução.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







Nosso Whatsapp

 (83) 99637-2411

Visitas: 146323
Usuários Online: 152
Copyright (c) 2018 - Portal Riacho em Foco - É proibido. A cópia ou reprodução total ou parcial dos artigos do Blog bem como de suas imagens. Legislação pertinente. O texto ... ERIHOST Monte sua rádio agora, Tim: (19) 98122-0247