Terça, 24 de Maio de 2022 09:04
(83)99637-2411
Justiça Piauí

Cadeia Pública de Altos recebe projeto de prevenção à hanseníase

O projeto foi de suma importância para a saúde dos reeducandos.

13/05/2022 19h10
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Uma carreta do projeto Roda-Hans esteve, nos dias 12 e 13 de maio, na Cadeia Pública de Altos, realizando a busca ativa contra a hanseníase nos internos da unidade penal. Equipes de saúde do Governo do Estado e da Secretaria Municipal de Saúde de Altos estiveram prestando os atendimentos aos custodiados.

Eliracema Alves, supervisora do Programa Estadual de controle à hanseníase, da Secretaria de Estado da Saúde, esteve na unidade penal acompanhando e colaborando com os trabalhos de conscientização sobre a doença.

Cadeia Pública de Altos recebe projeto de prevenção à hanseníase
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“É um projeto do laboratório Novartis juntamente com o Ministério da Saúde, em parceria com os Estados e municípios. Aqui, na Cadeia Pública de Altos, a ação foi solicitada pelo município. Foi uma benção. Essa foi a primeira vez que a carreta adentra ao sistema prisional do Piauí para fazer a busca pelos casos de hanseníase e ter a oportunidade de falar tanto aos servidores quanto aos internos sobre o que é a doença”, frisou a representante da Sesapi.

Lia Raquel, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Altos, frisou que uma equipe multiprofissional esteve na unidade para o diagnóstico e testagens dos reeducandos.

“Nós, da Secretaria de Saúde de Altos, estamos ofertando todos os serviços com médicos dermatologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, quando a gente trouxe a consulta com os profissionais para diagnosticar os casos de hanseníase precoce e iniciar os tratamentos”, disse a coordenadora.

Para o policial penal e gerente da Cadeia Pública de Altos, Rafael Magalhães, o projeto foi de suma importância para a saúde dos reeducandos.

Cadeia Pública de Altos recebe projeto de prevenção à hanseníase
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“É com alegria e satisfação que a gente recebe esse projeto na CPA visando à saúde e o bem estar dos internos que estão na unidade. Após a solicitação das equipes de saúde de Altos, conseguimos fazer uma triagem daqueles que possuem suspeitas e trouxemos para os atendimentos, dando pra eles uma maior segurança do tratamento realizado”, disse o gerente da CPA.

Além dos atendimentos e busca para a hanseníase, foram realizados testes rápidos de HIV, Sífilis e testes de glicemia.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias