Sábado, 25 de Junho de 2022 20:06
(83)99637-2411
Geral Piauí

Representantes do Governo do Estado visitam junta comercial da Estônia

A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, e outros representantes piauienses estiveram em missão no país com governo digital mais tecnológico do mundo

23/05/2022 10h05
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) e presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), Alzenir Porto, realizou visita técnica ao RIK –Centre of Registers and Information Systemsda República da Estônia, nessa sexta-feira (20). O RIK é a agência estatal cujo principal papel é desenvolver e administrar registros e sistemas de informação de empresas, a exemplo do papel da Junta Comercial no Brasil.

Segundo a presidente da Jucepi, o objetivo da visita foi conhecer novas tecnologias e práticas inovadoras nas áreas de registro e licenciamento de empresas. “Ficamos felizes em perceber que estamos praticamente em igualdade em recursos tecnológicos, possuímos plataformas avançadas como, por exemplo, o trabalho integrado aos órgãos de licenciamento, consulta automatizada de nomes e muitos serviços bem parecidos com os nossos sistemas. No geral, estamos lado a lado com as tecnologias da Estônia e isso me deixou muito feliz”, relata Alzenir Porto.

Alzenir Porto é integrante da missão internacional organizada pela Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí) à República da Estônia. Também participam o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, a presidente da Jucepa e vice-presidente da Fenaju, Cilene Sabino, o reitor da Uespi, Evandro Alberto, e James Matos da empresa Vox Tecnologia.

A missão técnica teve início, na última segunda-feira (16), com a primeira agenda noe-Estônia Briefing Centre.Durante a visita, a comitiva conheceu o ecossistema de inovação, empreendedorismo e governo digital do país. A missão também teve reunião na Embaixada do Brasil na Estônia onde foram recebidos pelo embaixador brasileiro Paulo Roberto Palm e pelo conselheiro da embaixada José Antônio.

Presidente Alzenir Porto e presidente Cilene Sabino (Jucepa) com o embaixador do Brasil e o ministro – conselheiro da Embaixada do Brasil, em Tallim, Paulo Roberto Palm e José Antônio
Presidente Alzenir Porto e presidente Cilene Sabino (Jucepa) com o embaixador do Brasil e o ministro – conselheiro da Embaixada do Brasil, em Tallim, Paulo Roberto Palm e José Antônio

Ao longo da semana, foi realizada visita aTallinn University(TalTech) e a Uespi assinou um Memorando de Entendimento de Colaboração para promover a colaboração entre as universidades sobre pesquisa, educação e cooperação cultural. A comitiva também conheceu aTehnopol Science and Business Park, centro que apoia o empreendedorismo de tecnologia na Estônia, ajudando startups e pequenas e microempresas a crescer mais rapidamente. Na quinta-feira (19), a missão participou do evento Latitude59 que reúne startups a investidores de mercados globais para fomentar possíveis parceiros de negócios e investimentos.

Missão técnica do Piauí na Estônia
Missão técnica do Piauí na Estônia
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias