Sábado, 25 de Junho de 2022 20:38
(83)99637-2411
Geral Maranhão

Município de Cândido Mendes recebe a primeira agroindústria quilombola com registro do MAPA

O empreendimento pertence a famílias de agricultores familiares do Quilombo São José dos Portugueses, no município de Cândido Mendes.

23/05/2022 17h45
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
- A Agroindústria Ecopolpas possui uma câmara que extrai toda a polpa das frutas (Foto: Divulgação)
- A Agroindústria Ecopolpas possui uma câmara que extrai toda a polpa das frutas (Foto: Divulgação)
23/05/2022

Os produtores rurais da Associação da Comunidade Quilombola de São José dos Portugueses, localizada em Cândido Mendes, conquistaram o certificado de registro de estabelecimento como produtor e fabricante de polpa de frutas. Este certificado é emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e habilita a associação para disponibilizar seus produtos no mercado formal, inclusive, para a alimentação escolar via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 

A Associação Quilombola de São José dos Portugueses é a primeira, em território quilombola, a receber o registro no Maranhão e a segunda no Brasil. A conquista é um importante marco para a geração de renda e desenvolvimento social do Alto Turi, uma das regiões mais pobres do estado. Também é importante para a oferta de alimentos agroecológicos à população da região.

O coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável da Agerp, Artur Soares, explica que o órgão realiza atividades técnicas na Associação de Pequenos Produtores Rurais Quilombolas de São José dos Portugueses. “A Agerp presta assistência técnica e inicia uma nova ação focada na gestão do empreendimento para dotar de capacidade administrativa os produtores rurais e dará orientação sobre responsabilidades técnicas para os membros da associação. Assim, os produtores podem gerir seu próprio negócio”.

Ecopolpas

No último sábado (21), para comemorar a certificação, ocorreu a inauguração da Agroindústria Ecopolpas com uma nova câmara capaz de extrair toda a polpa das frutas colhidas na própria comunidade quilombola de São José dos Portugueses.

Especializada na extração de polpa de frutas para a comercialização, a Ecopolpas, empreendimento de famílias de agricultores familiares do Quilombo São José dos Portugueses, no município de Cândido Mendes, se tornou a primeira agroindústria em território quilombola do Maranhão, e segunda de todo o país, a ser regularizada com registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A Ecopolpas, administrada pela Associação dos Pequenos Produtores Rurais de São José dos Portugueses (APROQSP), recebe assistência técnica da Agerp, por meio do trabalho em campo desenvolvido pelo extensionista da Regional Zé Doca, Édipo Soares, e de ações no âmbito do Programa de Associativismo. Regularizada oficialmente com todas as exigências e protocolos sanitários, a Ecopolpas poderá fornecer alimentos registrados para a região.

A agroindústria trabalha principalmente com polpa de abacaxi, também produzindo polpa de acerola, goiaba e cupuaçu. “Com o registro no MAPA, a comercialização dos produtos da Ecopolpas agora poderá ocorrer dentro da legislação de regularidade sanitária, facilitando o acesso aos mercados formais”, explicou a coordenadora de Pesquisa em Materiais, Processos e Tecnologia da Agricultura Familiar da Agerp, Margareth Mineiro.

Das 150 famílias do Quilombo São José dos Portugueses, 35 estão envolvidas diretamente na administração e produção da Ecopolpas.

A presidente da Associação Quilombola de São José dos Portugueses, Raimunda Nascimento Coelho, ressalta que o certificado representa um avanço para a comercialização dos produtos. “Os nossos esforços foram reconhecidos por meio desta certificação. Entramos no mercado formal e contamos com o apoio técnico do governo”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias