Avany José de Sousa nasceu em 28 de maio de 1942, no Sítio Vertentes, zona rural leste de Riacho dos Cavalos (PB). Filho do casal Francisco José de Sousa (Ciço de Sousa) e Regina Maria da Conceição (ambos in memoriam).
Em 1966, aos 24 anos, Avany de Sousa decidiu entrar na política, sendo candidato a vereador pela primeira vez e eleito pela ARENA (Aliança Renovadora Nacional). Nas eleições municipais de 1968, foi reeleito vereador e chegou à sua primeira presidência do legislativo no Biênio 1971/1972, o que o credenciou a concorrer ao cargo de prefeito. Ele saiu vitorioso das eleições e governou sua terra natal no mandato de 1973 a 1976.
Em 1982, Avany decidiu indicar sua esposa, Maria Diva de Oliveira Sousa, para compor a chapa majoritária ao lado do candidato Raimundo Vieira da Costa, conhecido como Raimundo Rosendo, sendo eleito por ampla maioria de votos. Nesta mesma eleição, também apresentou seu cunhado, Manoel Adonias de Oliveira (Pai Né), que foi eleito para o mandato que transcorreu nos anos de 1983 a 1988. Durante esse período, ele conseguiu conduzir seu sogro à presidência da câmara para um mandato de dois anos.
Quando parecia que Avany tinha se afastado da disputa por cargos públicos, em 1992 ele voltou à cena, com a indicação de Maria Diva para concorrer como vice-prefeita na chapa encabeçada pelo médico Napoleão Suassuna Laureano, conhecido como Dr. Napu, mas não obteve êxito naquele pleito.
Nos quatro anos seguintes, Avany de Sousa manteve-se aliado ao Dr. Napu e, através de uma boa articulação política no município, conseguiu manter o nome de sua esposa na chapa. A chapa majoritária Napu – Diva venceu as eleições de 1996.
Em 2000, Avany José de Sousa voltou à política para disputar uma vaga no legislativo, sendo eleito para mais um mandato. Em 2008, obteve mais uma vitória como vereador pela coligação do PMDB e outros partidos, sendo ainda eleito presidente da Câmara nos últimos dois anos deste mandato.
Em 2012, Avany foi reeleito vereador e, também, presidente da Câmara na primeira eleição da presidência (de 1º de janeiro de 2013 a 1º de janeiro de 2015). No dia 1º de janeiro de 2015, quando deveria estar entregando a presidência, Avany foi mais uma vez reeleito presidente da Câmara de Vereadores até o dia 1º de janeiro de 2017.
Em 2016, aos 74 anos de idade, Avany de Sousa conseguiu mais uma vitória nas eleições municipais, sendo reeleito vereador para o mandato de 2017 a 2020, inclusive sendo reeleito por duas vezes (1º de janeiro de 2017 e 2 de maio de 2017) para seguir na presidência da Câmara Municipal de Riacho dos Cavalos pela sexta vez.
Parabenizamos o senhor Avany José de Sousa por sua notável trajetória política e pelos 82 anos dedicados ao serviço público em Riacho dos Cavalos. Sua liderança, comprometimento e contribuição para os riachoenses são dignos de reconhecimento e apreço. Que continue inspirando outros com seu exemplo de dedicação e serviço à população. Os melhores votos de sucesso, saúde e continuidade de sua jornada com dignidade sempre. Feliz Aniversário!
Riacho em Foco