A água é um recurso essencial para a vida e para o desenvolvimento de qualquer município. Com as chuvas escassas que ocorreram entre os meses de janeiro a junho de 2024 na região do Médio Piranhas o abastecimento para consumo humano e animal é o que mais afeta a população que reside em municípios da zona rural.
Na região do Médio Piranhas, no semiárido paraibano, a escassez de água para consumo humano é um desafio ainda maior quando o solo apresenta características salobras.
Brejo dos Santos é uma das cidades na região que possui presença de solo salobro o que dificulta a captação de água doce e o consumo para população e os animais. Além disso, o município não dispõe de um reservatório com água doce, e mesmo com a perfuração de poços a qualidade da água foi considerada imprópria para o consumo.
Neste cenário, a busca por medidas eficazes se torna indispensável para garantir o acesso à água potável. Diante desse desafio, é fundamental que os municípios busquem soluções por meio do Governo Federal para garantir o acesso à água doce em municípios com solo salobro, como é o caso do município de Brejo dos Santos.
Uma alternativa viável é a implementação de dessalinização de poços, o que permite a remoção dos sais da água, tornando-a própria para o consumo humano. Além disso, a captação de água potável para abastecimento por meio de carros-pipa, principalmente aos moradores da zona rural é de suma importância e se torna uma necessidade urgente para amenizar os efeitos provocados pela ocorrência de chuvas escassas.
Texto: Genésio Oliveira
Mín. 16° Máx. 27°