Sábado, 24 de Outubro de 2020 08:47
(83)99637-2411
Política Confira

Não votei em 2018 e nem justifiquei: posso votar normalmente em 2020?

Cancelamento de título ocorre quando o eleitor não vota e não justifica a ausência em três turnos seguidos. Saiba como conferir situação eleitoral

09/10/2020 14h32
38
Por: Redação Fonte: DO R7
Data limite para regularização do título foi o último dia 6 de maio
Data limite para regularização do título foi o último dia 6 de maio

Um engano se repete a cada ano de eleição no Brasil: embora ainda se acredite que a ausência nas eleições impossibilite a votação no turno seguinte, os eleitores que não foram às urnas nas eleições de 2018 e não justificaram a ausência podem votar no pleito municipal deste ano.

Somente o cancelamento de título pode impedir um cidadão de votar. Ele ocorre quando o eleitor não vota e não justifica a ausência em três turnos seguidos.

veja também

Propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV começa nesta sexta

Advogados alertam que disparo em massa ameaça democracia e a lei

Para conferir a situação eleitoral, basta consultá-la no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de sua respectiva região.

A data limite para regularização do título foi o último dia 6 de maio. Os eleitores que estiverem com título cancelado e não regularizaram a situação eleitoral não poderão voltar.

Preciso ter a biometria em 2020?

Para as eleições municipais de 2020, a identificação de biometria foi excluída devido à pandemia de covid-19.

Assim, todos os eleitores de cidades que passaram pelo cadastramento obrigatório no ano passado e não fizeram biometria podem votar este ano.

Entretanto, o título desses eleitores será cancelado logo após as eleições de 2020, e eles deverão regularizar a situação de seus títulos.

Como obter certidão provisória?

Aos eleitores que não regularizaram a situação até 6 de maio passado, há como obter uma certidão circunstanciada para exercício de direitos civis.

Para isso, é necessário enviar um e-mail com o pedido da certidão provisória para o cartório eleitoral de seu respectivo domicílio. O endereço de e-mail é [email protected], substituindo o “XXX” pelo número da zona eleitoral com três dígitos.

Será preciso pagar uma multa para cada turno desta eleição. Findadas as eleições de 2020, o cidadão terá de comparecer ao cartório eleitoral para a regularização total de sua situação.

Enfim, gostou das nossas notícias? Então nos siga no Canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre Cidade, Estado, Brasil e Mundo.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Riacho dos Cavalos - PB
Atualizado às 08h35 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 37°

30° Sensação
27.7 km/h Vento
54.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Segunda (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias