Domingo, 13 de Junho de 2021 08:15
(83)99637-2411
Educação Educação

Apaixonado por basquete, aluno de Osasco é aprovado na USP

Abayomi Alves é o 1º nome da lista de aprovados do vestibular da Fuvest. Ele sonha em competir nos jogos universitários

19/03/2021 02h10
Por: Redação Fonte: R7 - Karla Dunder, do R7
 Arquivo Pessoal - (Foto: Arquivo Pessoal)
Arquivo Pessoal - (Foto: Arquivo Pessoal)

O primeiro nome que aparece na lista de aprovados do vestibular da Fuvest é o de Abayomi Alves, um jovem de 23 anos, morador de Osasco, na grande São Paulo, que tem no basquete a sua paixão. Abayomi foi aprovado no curso de educação física da USP (Universidade de São Paulo) e vai realizar o sonho de estudar na maior universidade pública do país.

Ele e os demais aprovados na primeira chamada Fuvest, devem fazer a matrícula online a partir desta sexta-feira (19) até às 16h de terça-feira (23).

Abayomi, palavra de origem iorubá, é o nome de bonecos negros feitos sem costura e também significa "aquele que traz felicidade."

Até abril do ano passado, o jovem negro Abayomi estudava fisioterapia em uma universidade particular de São Paulo. Equilibrava as aulas com o trabalho. "Por jogar basquete, fazia parte da atlética e tinha bolsa de 50%, mas com a pandemia, eu decidi parar", conta ele. "Eu não estava muito satisfeito com o curso, sempre gostei muito de esportes e decidi cursar educação física."

Com as aulas online, o rendimento caiu, somado ao valor da mensalidade, a saída foi continuar trabalhando e estudar por conta própria para passar no vestibular. "Trabalho 9 horas por dia, chegava em casa e ia estudar, não era fácil porque é uma rotina bem cansativa", avalia.

Abayomi contou com o apoio das aulas de um cursinho online e de sua mãe, a psicóloga Valquiria Alves dos Santos. "Minha expectativa na USP é pode me desenvolver em algo que eu gosto, estudar muito e voltar a jogar basquete universitário, paricipando de competições", diz.

A animação é tanta, que o jovem mal sabia que tinha passado na USP e já estava participando de três diferentes grupos de conversa por celular.  "Quero aproveitar ao máximo essa oportunidade, ainda não sei como será a recepção dos calouros, mas sei que vai ter algum tipo de encontro virtual."

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias