Domingo, 22 de Setembro de 2019
SAÚDE

Secretaria de Estado da Saúde emite alerta contra sarampo; Paraíba tem um caso sendo investigado

Publicada em 18/08/19 às 05:02h - 223 visualizações

por Do G1


Compartilhe
   

Link da Notícia:

A Secretaria de Saúde da Paraíba emitiu um alerta aos serviços de saúde para casos suspeitos de sarampo. De acordo com a secretaria, um caso da doença está sendo investigado no estado, aguardando confirmação laboratorial.

Segundo o boletim epidemológico do Ministério da Saúde, o Brasil registrou, nos últimos 90 dias, entre 12 de maio a 03 de agosto de 2019, 1.226 casos confirmados de sarampo. Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Paraná são os estados com surto da doença.

Diante dos casos, a Secretaria alerta que todo caso suspeito na Paraíba deve ser notificado às autoridades sanitárias e de vigilância em até 24 horas. Quem apresentar os sinais da doença deve comparecer ao posto de saúde mais próximo.

Sarampo

De acordo com o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, e pode causar morte. Os principais sintomas da doença são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. A única forma de prevenção é a vacina.
A tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba, está disponível nas salas de vacina da Paraíba e deve seguir o seguinte esquema:
Indivíduos de 12 meses a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral com intervalo mínimo de 30 dias entre elas;

Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral;
Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário






Nosso Whatsapp

 (83) 99613-6486

Visitas: 952303
Usuários Online: 299
Copyright (c) 2019 - Portal Riacho em Foco - É proibido. A cópia ou reprodução total ou parcial dos artigos do Blog bem como de suas imagens. Legislação pertinente. O texto ... ERIHOST Monte sua rádio agora, Tim: (19) 98122-0247